A Câmara de Braga e a InvestBraga assinaram, esta terça-feira, um protocolo com a Associação Industrial do Minho (AIMinho) e com uma dezena de empresários de Sobreposta, que prevê a criação de um modelo de gestão profissional do Parque Industrial (PI) localizado naquela freguesia.
Enquadrado na ‘Estratégia +Indústria’, este novo modelo prevê a gestão partilhada de recursos e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas, criando um verdadeiro condomínio empresarial e uma dinâmica de valorização do parque e das empresas ali instaladas. O projecto-piloto arranca no Parque Industrial de Sobreposta, mas o objectivo passa por replicar o modelo nas restantes estruturas industriais do concelho.
Desenvolvida no âmbito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026, a ‘Estratégia +Indústria’ enquadra os planos de investimento e de regeneração de áreas empresariais do concelho bracarense vocacionadas para a indústria, de forma “a potenciar a criação de emprego e o aumento de exportações através do incremento da competitividade das empresas”.
O projecto conta com o compromisso de investimento de 51 empresas, num total de 359 milhões de euros de investimento e potencia a criação de cerca de 2.413 postos de trabalho até 2020.
A ‘Estratégia +Indústria’ prevê a regeneração de áreas industriais (Adaúfe/Pitancinhos, Sobreposta, Celeirós, Ferreiros e Navarra), de forma a potenciar a valorização de todo o território e o incremento da competitividade das empresas.
MELHORIA DOS PARQUES INDUSTRIAIS
A assinatura do protocolo decorreu durante a inauguração da nova via de acesso ao Parque Industrial de Sobreposta a partir do Alto da Vela, num investimento de cerca de 350 mil euros que vem responder a uma aspiração já muito antiga da população e das empresas ali instaladas.
“Além de criar melhores condições de acesso ao parque, esta nova ligação vem libertar a estrada principal de acesso a Sobreposta e às freguesias vizinhas do intenso tráfego industrial que aqui se verifica diariamente”, constatou o presidente da Câmara, lembrando que “este não é um investimento isolado”.
Ricardo Rio adiantou, que o município está neste momento a concretizar “uma melhoria substancial” do acesso ao Parque Industrial de Navarra e a ligação interior entre os Parques de Pitancinhos e Adaúfe.
“Temos ainda projectado para o próximo ano a melhoria dos acessos ao Parque de Padim da Graça, uma zona que também carece deste tipo de intervenção”, acrescentou.
Para Ricardo Rio, a qualificação dos Parques Industriais “é determinante” para a captação de novas empresas e para potenciar o desenvolvimento das que já se encontram instaladas.
“O Parque Industrial de Sobreposta é, na óptica do município de Braga, um pilar fundamental dessa estratégia de crescimento por ser dos parques em que ainda há mais margem de expansão”, sustentou.