O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Cávado II – Gerês/Cabreira vai implementar a partir de Setembro, em toda a sua área de abrangência, um projecto de acompanhamento das vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O anúncio foi feito esta quinta-feira pelo Director-Executivo do ACES Gerês/Cabreira, Nuno Oliveira, em Amares, no âmbito da entrega do prémio da Missão Sorriso, do Continente, ao projecto desenvolvido pela Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados deste ACES.
“Este projecto, o ‘+Vida’, tem como população-alvo os nosso utentes com sequelas de AVC que, transitoriamente ou de forma mais permanente, terão dificuldades no regresso à vida activa, nomeadamente em mobilidade”, explicou.
Segundo Nuno Oliveira, através do Centro de Recursos que vai ser criado, “este projecto visa, por um lado, minimizar a falta de autonomia e, por outro, promover a mais rápida reabilitação das pessoas no retorno à vida normal”.
Já a partir de Setembro, os utentes diagnosticados terão acompanhamento individualizado, nas suas próprias casas, que inclui também um diagnóstico de AVC aos familiares e cuidadores, numa lógica de trabalho em rede, de acordo com a coordenadora do projecto, Marta Coelho.
MAIS PROJECTOS PARA CANDIDATAR
No âmbito da candidatura à Missão Sorriso, o projecto ‘+Vida’ recebeu o donativo de 17.501 euros, que foi esta quinta-feira entregue pelo Director do Continente de Braga, Luís Filipe Pereira.
Nuno Oliveira adiantou que o ACES Gerês/Cabreira tem já “em carteira” outros projectos para poder candidatar a este programa, visando “a melhoria dos cuidados de saúde prestados”, nomeadamente na área da literacia em Saúde.
O ACES Gerês/Cabreira abrange os centros de saúde de Amares, Terras de Bouro, Vila Verde, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)