A Câmara de Braga vai transferir 509.747 mil euros para a realização de obras a diversas freguesias do concelho. As propostas, em forma de contratos interadministrativos de Delegação de Competências e de apoios financeiros, são apreciadas na próxima reunião do executivo Municipal, a realizar na segunda-feira.
No que se refere aos contratos interadministrativos, a maior fatia, no valor de 354.137, 81 euros, cabe à Freguesia de Tadim para a execução do auditório da sede da Junta. À União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, o executivo atribui o montante de 126.577,72 euros, destinados à obra de requalificação da Rua de Vilar, em Ferreiros. Para a União das Freguesias de Real, Dume e Semelhe é atribuído o valor de 5.083,36 euros para a execução da obra denominada ‘Caminho de acesso à Rua do Sobreiro’.
Quanto aos apoios financeiros, o executivo l aprecia, igualmente, a atribuição de 13.950,70 euros à União das Freguesias de Real, Dume e Semelhe, para execução da Requalificação do Espaço Verde em frente ao Pavilhão Gimnodesportivo de Dume.
À Junta de Freguesia de Mire de Tibães é atribuída a verba de 10 mil euros para comparticipação da comemoração dos “500 anos da Carta de Foral do Couto do Mosteiro de S. Martinho de Tibães.
É igualmente votada a atribuição de um apoio de 12 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial de Este S. Mamede para a comparticipação da realização do espaço envolvente da igreja paroquial. Já à Casa do Povo de Tadim é concedido um apoio financeiro no montante de 6.100,00 euros, com vista a comparticipar no pagamento devido pela elaboração dos projectos de especialidades relativos à ampliação das instalações do ‘Lar de Idosos da Casa de Povo de Tadim”.
Na reunião é também analisada a proposta de atribuição de apoios financeiros no âmbito dos contratos-programa de desenvolvimento desportivo para a época de 2016-2017.
Os apoios são atribuídos à Associação de Ténis do Porto, ao Clube Desportivo Recreativo e Cultural de Tebosa e ao Soarense Sport Club, no valor total de 9.118 euros.
É igualmente votada a proposta de adenda ao contrato-programa celebrado com o Grupo Desportivo de Figueiredo para a construção da nova arrecadação, no valor de 13.022.29 euros. Com este apoio é possível ao clube substituir a arrecadação que ficou destruída com um incêndio.