A Câmara de Braga participou no seminário ´Direitos Humanos nas Cidades Interculturais´, que se realizou em Oslo, representada por Cristina Palhares, do Gabinete de Apoio à Presidência, que teve oportunidade de partilhar os projectos que estão a ser desenvolvidos na cidade sobre a temática, bem como de conhecer o que está a ser desenvolvidos por outras autarquias.
A Rede Europeia de Cidades Interculturais junta diversos municípios que unem esforços no sentido de garantir que os indivíduos e grupos têm condições para viver na sua diversidade, com pluralismo, tolerância e abertura de espírito.
Braga aderiu à Rede de Cidades Interculturais em Março do ano passado, sendo entendimento que “se deve partilhar experiências e boas práticas em prol de um desenvolvimento comum que privilegie a diversidade, a pluralidade e a interculturalidade”, refere a Câmara em nota à imprensa.
No seminário foram apresentados exemplos de políticas de direitos interculturais e humanos que têm vindo a ser implementados por diversas cidades europeias. Também se discutiu experiências dos movimentos da sociedade civil e organizações no domínio da liberdade de religião e de pensamento, a igualdade de género, direitos LGBT e anti-discriminação. Todas essas contribuições alimentaram o debate e a troca de experiências.
DIVERSIDADE POSITIVA
No âmbito deste projecto, Braga pretende “promover a consciência para a diversidade positiva, desconstruindo e combatendo os preconceitos e a discriminação, mediando e resolvendo conflitos, promovendo a coesão e inclusão social”, acrescenta a mesma nota.
Esta rede tem permitido o aprofundamento do conhecimento do valor intrínseco da interculturalidade, a partir das actividades desenvolvidas em conjunto com as cidades integrantes, nomeadamente através do benchmarking, da troca de experiências e boas práticas, dos workshops, reuniões temáticas e intercâmbios realizados.
No encontro estiveram também representantes de Barcelona, Donostia/San Sebastian, Fuenlabrada (Espanha), Bergen (Noruega), Botkyrka (Suécia), Reggio Emilia, Forli, Senigallia (Itália), Paris (França), Gdańsk (Polónia), Klaksvík (Ilhas Faroé), Reiquejavique (Islânddia), Roterdão (Holanda) e Viena (Áustria).