A Administração Regional de Saúde do Norte emitiu um esclarecimento público, que dirigiu ao presidente da Câmara de Vila Verde, sublinhando o “elevado profissionalismo e zelo” do Laboratório Regional de Saúde Pública.
O esclarecimento surge depois de António Vilela ter dito, na última segunda-feira, que a interdição da Praia Fluvial do Faial, na Vila de Prado, “é incompreensível”, sugerindo que a ARS Norte recorra a outro laboratório certificado para fazer a análise das águas.
“O LRSP tem 38 parâmetros acreditados pelo Instituto Português de Acreditação ( IPAC), sendo que o parâmetro pesquisa de Salmonella Spp por membrana filtrante está acreditado pelo IPAC”, esclarece a Autoridade de Saúde.
O comunicado vinca que no Laboratório Regional de Saúde Pública, situado no Largo Paulo Osório, em Braga, “para a realização dos ensaios laboratoriais, são utilizados métodos normalizados ou métodos internos, validados e devidamente documentados”.
“Na seleção dos métodos a utilizar, o LRSP tem em conta a legislação nacional e comunitária, as normas internacionais, regionais ou nacionais, e as especificações do fabricante do equipamento”, frisa.
A Praia Fluvial do Faial continua com bandeira vermelha, decretada pela Autoridade Regional de Saúde do Norte, devido à presença de salmonelas.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)