“Queremos dar dimensão, esperança e um futuro mais risonho ao tecido empresarial do Vale do Homem”. Foi nestes moldes que Jorge Pereira, presidente interino da recém-formada Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH), se dirigiu aos cerca de 40 empresários de Amares que, esta quarta-feira, se reuniram na sessão de apresentação do novo organismo representativo do tecido empresarial de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
“Estamos um passo mais à frente, somos pioneiros na região e temos que aproveitar este factor para agregar e ganhar força e escala”, assinalou ainda Mota Alves, recém-empossado presidente do Conselho Consultivo.
Numa sessão onde marcaram presença alguns representantes de entidades e organismos com responsabilidades políticas e sociais do concelho de Amares, ficou vincada a ideia de que “juntos teremos mais força e unidos vamos mais longe”, como assinalou o presidente da câmara, Manuel Moreira.
“O primeiro passo foi dado e agora queremos envolver todos”, fez questão de sublinhar o presidente do organismo, Jorge Pereira. Este acentuou ainda o facto de que “todos os três concelhos estão envolvidos no projecto de forma igual, com a mesma representação. Temos que caminhar juntos, unidos e com um único objectivo: apoiar, valorizar, projectar e abrir novos horizontes e oportunidades ao tecido empresarial do Vale do Homem”.
DISCUSSÃO PÚBLICA
A sessão permitiu abrir a discussão aos empresários e a outras sensibilidades do concelho de Amares. A necessidade de assegurar “equidade e igualdade” entre concelhos foi um dos aspectos centrais da discussão, bem como a importância de traçar uma estratégia comum.
Desde logo, foi anunciado que existirão três sedes de apoio da AEVH em cada um dos concelhos, com presença semanal de um funcionário do organismo, para dar o apoio que for requerido. “Inclusive, nos próprios órgãos, independentemente de quem for o presidente, as três vice-presidências serão ocupadas por um representante de cada um dos concelhos”, revelou Jorge Pereira.
AEVH – ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DO VALE DO HOMEM
A Associação Empresarial de Vila Verde (AEViVer) congrega Amares, Terras de Bouro e Vila Verde no sentido da agregação territorial num projecto “comum, igual para todos, equilibrado na representação e pujante nas dinâmicas que se querem empreender”, referem os intervenientes.
“Com esta fusão, depois de garantidas as parcerias dos municípios de Amares, Vila Verde e Terras de Bouro, bem como de outros empresários e organismos de desenvolvimento local dos três concelhos, estão dados passos consequentes para avançar com instalação da Associação Empresarial do Vale do Homem (AEVH)», vincam os seus responsáveis.
«Queremos que Amares, Vila Verde e Terras de Bouro passem a ter mais força na representação empresarial, do comércio, à indústria, ao desenvolvimento rural/florestal, à economia social, entre outras. O apoio técnico (jurídico, fiscal, elaboração de candidaturas, etc), a formação, a captação de investimentos, a criação de emprego, o acesso a fundos e apoios nacionais e europeus, o apoio à internacionalização, a realização de eventos e projectos comuns ao território do Vale do Homem, a valorização e promoção sectorial das diferentes áreas de negócios e produtos locais, entre outros, estão na base do projecto” constituem a estratégia da AEVH.
CMS (CP 3022)