Com as datas a aproximarem-se da Grande Romaria de S. Bento da Porta Aberta, que decorre de 10 a 15 de Agosto, muitos são os peregrinos que se deslocam ao Santuário, agora elevado a Basílica. Vêm de vários locais e caminham preferencialmente de noite, sozinhos ou em grupo, movidos pela Fé e pela força de vontade.
Muitos trazem uma equipa de apoio, mas não deixam de parar nos postos de atendimento para uma pequena pausa. Um café, água ou até mesmo primeiros socorros são os factores principais, pois o tratamento das feridas surgidas pelo desgaste da jornada é mais que essencial na vida de um peregrino.
Estes postos de atendimento estão localizados em Vieira do Minho, nas Cerdeirinhas e o outro em Amares, em Santa Maria de Bouro.
Esta acção que junta a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta, GNR da Póvoa de Lanhoso, Núcleo de Escuteiros de Vieira do Minho, Rotary Póvoa de Lanhoso e cerca de 50 voluntários foi levada a cabo pela primeira vez este ano.
A reacção dos peregrinos tem sido muito positiva mostrando-se estes agradavelmente surpreendidos e agradecidos com esta iniciativa, que decorrerá até dia 15 de Agosto.
Redacção