Tendo por base os dados da Segurança Social, referentes a 2016, foram criados em Ponte de Lima, comparativamente a 2013, mais 2.130 postos de trabalho.
Destaque para a taxa de desemprego em julho de 2013, que rondava os 13,15% no concelho, sendo actualmente, de acordo com os últimos dados disponíveis, ronda apenas os 5,81%, uma das mais baixas de sempre, isto de acordo com os dados oficiais do Instituto de Emprego.
A estratégia de desenvolvimento do concelho recai na aposta e no incremento dos vários sectores de actividade económica, sendo concretizada através da promoção dos recursos endógenos, na valorização do aglomerado empresarial existente e na criação de um conjunto de benefícios e incentivos que promovam o investimento e empreendedorismo. Estas medidas, associadas às excelentes condições físicas para o acolhimento empresarial e às óptimas acessibilidades do concelho, fizeram aumentar significativamente o número de empresas que apostam em Ponte de Lima para concretizar ou expandir os seus investimentos.
Para além dos postos de trabalho já criados, está previsto, para o presente ano, a criação de mais de 820 novos postos, dos quais 142 para ténicos altamente qualificados. Estes empregos, serão referentes a um conjunto de empresas já instaladas e outras ainda em fase de instalação, estando a maior parte localizadas nos Pólos Industriais.
Redacção