Os Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca constituem uma das corporações que são contempladas com uma nova ambulância de emergência médica do INEM, substituindo a actual, numa aposta de renovação da frota do Instituto Nacional de Emergência Médica.
Tudo porque o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) iniciou a renovação da sua frota de ambulâncias colocadas nos designados Postos de Emergência Médica, melhorando as condições de operacionalidade do Sistema Integrado de Emergência Médica, num investimento de dois milhões de euros destinado a subsidiar integralmente a compra de 41 novas ambulâncias de socorro.
Uma ambulância de socorro é muito mais do que uma viatura sobre quatro rodas: é na realidade um instrumento para salvar vidas, já que se espera que o tratamento às vítimas de acidente ou doença súbita comece ainda antes da chegada à unidade de saúde, ou seja, no local da ocorrência e na célula sanitária da ambulância. Tendo em conta esta realidade, o INEM deu já inicio ao processo de renovação das ambulâncias colocadas nos designados Postos de Emergência Médica (PEM).
Os PEM funcionam em corporações de bombeiros que têm protocolo com o INEM para dar resposta a emergências médicas pré-hospitalares. Para o efeito dispõem de uma ambulância de socorro do Instituto, disponível 24 horas por dia para dar resposta aos pedidos de socorro recebidos via Número Europeu de Emergência – 112.
Relembra-se que no passado dia 28 de Julho foram assinados 17 protocolos para constituição de Postos de Emergência Médica com Corpos de Bombeiros dos concelhos onde ainda não existia qualquer PEM, concluindo o plano do Instituto para dotar todos os 278 concelhos de Portugal continental com uma ambulância do INEM.
Actualmente o INEM tem 316 ambulâncias em funcionamento em PEM, apresentado a frota necessidade de renovação. Deste modo, o INEM vai proceder à assinatura de 41 protocolos com Corpos de Bombeiros para a aquisição de outras tantas ambulâncias de socorro, ainda em 2017, substituindo as ambulâncias mais antigas.
O plano do INEM para a renovação da frota de ambulâncias dos PEM prevê ainda que se proceda à substituição de 75 ambulâncias em cada ano entre 2018 e 2021, altura em que a frota de ambulâncias se encontrará totalmente renovada. Trata-se assim de uma importante iniciativa do INEM e que marca também uma nova forma de aquisição das ambulâncias: ao invés de ser o Instituto a comprá-la, a ambulância será adquirida directamente pelo Corpo de Bombeiros.
O INEM pagará uma verba de 50 mil euros para a aquisição, manutenção e seguro de cada uma das ambulâncias. E a partir do primeiro ano de vida irá igualmente subsidiar as despesas de manutenção, reparações e seguro.
Joaquim Gomes CP(2015)