A PSP distribuiu esta sexta-feira, no centro da cidade de Braga, pulseiras do programa’ Estou Aqui’, destinado a crianças até aos dez anos de idade.
As pulseiras foram activadas depois dos pais fazerem o registo dos seus dados identificativos e dos seus filhos, para em caso de as crianças se perderem o código alfanumérico da pulseira identificar o paradeiro dos encarregados de educação.
Ao contrário daquilo que pensavam alguns pais, as pulseiras não têm qualquer tipo de dispositivo de localização, mas o código indica na PSP – e através da PSP também na GNR – todos os dados e contactos dos pais, caso as crianças se perderem.
O subcomissário Jorge Magalhães, comandante da 1.ª Esquadra da PSP de Braga, referiu ao PressMinho que “geralmente esta iniciativa percorre as várias praias durante as épocas balneares, mas achou-se por bem alargar igualmente a iniciativa para a cidade de Braga e divulgar o programa”.
Segundo aquele oficial da PSP, “esta iniciativa também pretende sensibilizar as crianças e pais para as boas práticas e cuidados de segurança, que tem sido muito bem sucedida”.
A novidade desta sexta edição consecutiva do programa Estou Aqui é que durará todo o ano, não apenas nos meses de Verão, como sucedia nos últimos cinco anos, na iniciativa que congrega a PSP e a Fundação PT com o apoio da operadora de telecomunicações Meo.
As pulseiras são constituídas por uma fita em tecido e por uma chapa de material zamak com acabamento de cobre e banho de níquel e as chapas contêm o código alfanumérico com a inscrição Call/LIGA 112.
JG (CP 2015)