Um português despistou-se esta quarta-feira com a moto que conduzia, em Lobios, logo a seguir da Portela do Homem, tendo sido assistido pelos militares do GIPS da GNR, que apoiaram as autoridades sanitárias galegas, um socorro luso-espanhol em território galego que ocorreu pela primeira vez.
O despiste do português, com cerca de 30 anos, que seguia com uma francesa da mesma idade, verificou-se na Estrada OU-312, perto de Torneiros, a caminho do município de Lobios, segundo os Serviços de Emergência 061, os equivalentes ao INEM em Portugal.
A actuação do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR teve lugar a pedido das forças espanholas, dado que um bombeiro da Corporação de Lobios que se deslocava em marcha de emergência despistou-se ele próprio na via, acabando por capotar e teve que ser socorrido pelos militares portugueses da 4.ª Companhia do GIPS da GNR.
O português encontra-se em estado muito grave e foi transportado de ambulância, tendo a francesa sido evacuada de helicóptero, por correr perigo de vida, segundo apurou no local O Amarense & Caderno de Terras de Bouro.
JG (CP 2015)