A associação internacional de Pitch&Putt (IPPA) confirmou a realização na cidade de Braga, de 7 a 10 junho de 2018, do Open de Portugal em Pitch&Putt, uma variante do golfe que se joga em buracos Par3 até 100 metros, sendo, em tudo o resto, igual ao golfe tradicional, inclusive nas regras de competição. A prova será mais um dos eventos a dar destaque a Braga, cidade europeia do desporto em 2018.
O torneio, realizado pelo Clube Golfe Braga e contando com vários apoios institucionais, nomeadamente da Federação Portuguesa de Golfe, “dará enorme visibilidade à cidade pelo impacto desportivo e também pela sua repercussão ao nível do turismo, sendo que dados oficiais colocam o golfe como a atividade que mais contribui para as receitas e vinda de turistas a Portugal, representando 14% do total”.
Esta vitória do clube e da cidade – diz a sua Direção – , trará a Palmeira os melhores jogadores da modalidade, demonstrando a enorme capacidade de Braga na atração e organização de eventos desportivos de relevo.
O Clube Golfe Braga estava já a fazer um conjunto de melhorias nas instalações e no campo, sobretudo para acolher o aumento de praticantes e também para a realização de provas nacionais.
PITCH&PUTT – Para especialistas em jogo curto.
Criado em 1914, o P&P é uma variante do golfe que em muito se assemelha à vertente mais tradicional da modalidade, baseada inclusivamente nas mesmas Regras de Golfe de R&A St. Andrews. As diferenças prendem-se com o facto de o P&P ser jogado em campos mais pequenos e todos os buracos são de Par 3.
É ideal para os golfistas que pretendem aprimorar o jogo curto, em virtude de todas as jogadas se iniciarem a menos de 100 metros do buraco.
Como vantagens tem as de exigir pouco investimento, de se jogar com menos tacos (2 ou 3), de ser mais rápido e mais fácil de jogar e de permitir aperfeiçoar o jogo curto.
Luís Moreira (CP 8078)