Prevendo-se uma elevada afluência de pessoas na Noite Branca de Braga 2017, que se realiza entre os próximos dias 1 e 3, a Câmara de Braga decidiu implementar um dispositivo especial de socorro e assistência (DESA), por forma a garantir que o evento o concelho realize de forma segura e protegida. O esquema de segurança inclui a colocação de barreiras fixas nas ruas que dão acesso ao centro da cidade.
A autarquia elaborou um Plano de Coordenação Municipal para, explicou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, a assegurar a coordenação institucional adequada para uma resposta eficiente às necessidades de segurança, protecção, socorro e assistência que se venham a registar, nomeadamente na capacidade de intervenção rápida e eficiente, em coordenação integrada e intersectorial entre todas as entidades e forças envolvidas.
“Deste modo está assegurada a resposta às situações de emergência pré-hospitalar, operações de desencarceramento, combate a incêndios e evacuações primárias e secundárias”, afirmou Vítor Azevedo.
O plano prevê a implementação de um Posto de Coordenação (onde estarão em permanência nos períodos de maior afluência oficiais de ligação da Divisão de Protecção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa, INEM, Bombeiros, PSP, Polícia Municipal e organização), a existência de um Posto de Socorro Avançado, cinco ambulâncias de socorro, quatro equipas apeadas de emergência pré-hospitalar e um veículo de combate a incêndios, meios estes assegurados pela Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários e Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa.
BARREIRAS FIXAS
Pedro Colaço, subintendente da Polícia de Segurança Pública, referiu que esta força de segurança terá todas as suas valências no terreno, desde investigação criminal, trânsito, equipas de intervenção rápida, segurança privada e unidade especial de polícia (Corpo de Intervenção).
O responsável da PSP sublinhou ainda que todas as artérias que dão ao centro da cidade estarão condicionadas por barreiras fixas e por elementos da PSP, à semelhança do reforço de segurança já adoptado nas festas de S. João.
“Todas as precauções foram tomadas para garantir a segurança de quem pretende usufruir do evento”, assegurou o oficial da Polícia.
“GRANDE OPERAÇÃO” DOS TUB
No que se refere às acessibilidades, Teotónio Santos, administrador dos TUB, referiu que a empresa municipal estará no terreno com uma “grande operação” que envolve, em cada dia, 12 autocarros e 24 motoristas. O público pode deixar o seu carro num dos três interfaces à entrada da Cidade (Estádio Municipal de Braga. Hipermercado E.Leclerc e Avenida Robert Smith) e viajar com os TUB por apenas 1 euro (ida e volta). O tempo médio de espera é de 5 minutos entre as 19 e as 05 horas.
Também a CP se associa ao evento com uma promoção de 2 euros, ida e volta por pessoa, nos Comboios Urbanos do Porto, com origem em qualquer estação da rede e destino a Braga, válido entre as 12 horas do dia 1 ao dia 3 de Setembro.
Cláudia Leite, responsável pela organização da Noite Branca, salientou que o objectivo passa por “garantir que as pessoas usufruem da programação do evento de forma confortável, feliz, tranquila e segura”.
“Este é um evento para toda a família e queremos que estejam salvaguardas todas as questões de segurança e de circulação para que se possa usufruir do evento com toda a liberdade e tranquilidade”, referiu.
FG (CP 1200)