A Câmara de Braga promove, na próxima sexta-feira e sábado, a iniciativa ‘Celebrando a Interculturalidade, que tem por finalidade promover a integração da população imigrante no concelho e o convívio intercultural. O evento insere-se no ´Projecto Braga Integra´, financiado pelo FAMI – Fundo Asilo, Migração e Integração, em concertação com vários parceiros locais.
O programa desta iniciativa inicia-se na sexta, das 17h00 às 19h30, no Café Vianna, com a Tertúlia ‘Diversidade Cultural e Direitos Humanos, com a participação de oradores com experiência e conhecimento na temática, representados pelo Alto Comissariado para as Migrações, Universidade do Minho e Universidade Católica.
No dia sábado realiza-se o III Fórum Internacional da Criança Migrante, às 14h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, organizado em colaboração com a União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e Associação Projecto Criar. Segue-se, no Rossio da Sé, a partilha de músicas de Cabo Verde, Ucrânia e da Comunidade Cigana e um Desfile de Moda Africana, organizado por Rosa Vaz e Som de Tambor de Fidel Silva.
Para finalizar esta celebração intercultural realiza-se um jantar senegalês, no Museu dos Biscainhos, organizado pelo município em colaboração com a Associação Senegalesa coordenada por Saidatina Dias, animado pelo Grupo Tam-Tam do Senegal e Grupo de Batucadeiras de Cabo Verde.
Esta iniciativa dirige-se principalmente a todos os imigrantes que escolheram Braga para viver e visa potenciar a diversidade e a interculturalidade como factores de coesão social.
Para mais informações pode ser contactado o Serviço de Atendimento a Emigrantes e Imigrantes do Município de Braga (Balcão Único da CMB).