‘Começa a escola com a máxima energia’. É este o mote do Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) para se associar ao presente início do ano lectivo, momento de particular importância para os pais e encarregados de educação, também no que respeita a uma alimentação equilibrada que induza um crescimento saudável das crianças e jovens.
Com relevância no objecto do MARB, as hortofrutícolas são, desde logo, a base de uma dieta saudável, o que justifica que a própria SIMAB – que gere a rede de mercados abastecedores, entre eles o MARB –, também pela sua responsabilidade social, dedique especial atenção à sensibilização para o consumo deste tipo de alimentos.
Sendo assumido que a ingestão de quantidades adequadas de hortofrutícolas (cerca de 400 gr/dia) diminui o risco de desenvolvimento de diversas doenças crónicas não transmissíveis, por exemplo a obesidade, a acção do MARB e da SIMAB é de sensibilizar para este facto logo no início de um ciclo especialmente sensível no quotidiano de milhares de crianças e jovens da região.
Não podemos esquecer que as hortícolas, precisamente o segundo maior grupo da ‘roda dos alimentos’, fornece tanto como 23% da energia diária total, o que corresponde à ingestão de 3 a 5 porções por dia, sendo que uma porção corresponde a duas chávenas almoçadeiras de hortícolas crus (180 g) ou uma chávena de cozinhados (140 gr).
Já a fruta, como todos sabemos, é uma óptima fonte de hidratos de carbono, a frutose, e contribui com cerca de 20% da energia de que precisamos, pelo que se recomenda a ingestão de 3 a 5 porções diárias, sendo que uma porção pode corresponder a uma peça de fruta de média dimensão.
PRODUÇÃO NACIONAL
O enfoque particular que o Mercado Abastecedor de Braga dá ao sector das frutas e legumes tem também em conta a sua importância no contexto da actividade desta plataforma, concentrando cerca de 70% do total dos operadores/empresas ali presentes, que ocupam uma parte muito significativa da área comercial construída. O que se traduz numa grande predominância das quantidades transaccionadas.
A produção nacional tem enorme expressão no mercado bracarense, sendo a proveniência da maioria dos hortofrutícolas aqui vendidos.
No caso dos hortícolas, o peso da produção nacional ronda os 80%, sendo que uma parte importante desses produtos é proveniente do eixo Esposende – Póvoa de Varzim – Vila do Conde.
No caso das frutas, não obstante serem transaccionados alguns produtos importados, principalmente oriundos de Espanha, constata-se, ainda assim, uma preponderância dos provenientes das principais zonas produtoras nacionais.
Considerando os últimos cinco anos, podemos dizer que o número de operadores/vendedores de frutas e hortícolas tem-se mantido relativamente estável no MARB, existindo actualmente 49 operadores/empresas.
A atenção que o MARB vota à promoção do consumo de fruta e legumes como imperativo para uma alimentação saudável deve muito ao trabalho da Associação 5 ao Dia” que, cada vez mais universalizado, dá frutos junto dos mais novos e assim consuma a responsabilidade social de todo o Grupo SIMAB.