“O investimento realizado melhorou claramente a organização, a funcionalidade e a beleza deste espaço nobre da Vila de Prado”. Foram as palavras do candidato do PSD, António Vilela, esta terça-feira, na arruada e visita à Feira de Prado, momento que marcou o arranque oficial da campanha eleitoral para as Autárquicas de 2017.
O investimento, que está a ser realizado na concretização dos projectos de regeneração urbana Prado, superior a 2 milhões de euros,” prosseguirá ainda com intervenções profundas em outros espaços contíguos ao Largo de S. Sebastião”, referiu o candidato do PSD e actual presidente da Câmara.
O largo de S. Sebastião constitui o centro cívico de Prado, uma vez que é em seu redor que se dinamizam os principais estabelecimentos de comércio local, os serviços e a restauração.
O investimento, nesta fase de conclusão do projecto, ultrapassou os 200 mil euros. Permite uma nova organização urbanística, dando aos pradenses e a todos os visitantes o usufruto de espaços e equipamentos funcionais e de elevada qualidade, incluindo um parque infantil.
Relativamente à intervenção no Largo Antunes Lima, está já preparado o procedimento concursal e a obra deve avançar a breve trecho.
No tocante à Praça Comendador Sousa Lima, o projecto, que abrange toda a ampla zona do jardim público central da vila, está também elaborado, mas, dada a existência, no local, da histórica Ponte Filipina sobre o rio Cávado e do Pelourinho, aguarda o parecer da Direcção Regional de Cultura, explicou Vilela.
“Genericamente, as pessoas gostaram da intervenção realizada e do impacto que teve no campo da feira, também conhecido pelo Largo de S. Sebastião”, referiu o candidato, que evidenciou, contudo, que “esta é ainda a primeira fase de uma obra que vai modernizar este espaço e torna-lo em zona cívica por excelência desta bonita e acolhedora Vila”.
LIGAÇÃO À PRAIA DO FAIAL E CICLOVIA
«A forte aposta que está a ser feita na elevação da atractividade desta zona sul do concelho concretiza-se ainda na criação de condições para aproximar a Vila de Prado ao rio e para permitir à população local, aos vilaverdenses em geral e a todos os visitantes uma ainda maior fruição desta magnífica zona ribeirinha», sugere o candidato António Vilela.
Está executado o projecto de ligação da Ponte de Prado à praia fluvial do Faial e está em fase de conclusão o projecto de construção de uma rede de ciclovias “da maior relevância para potenciar o bem-estar da população e para dinamizar a atividade turística e a economia local”.
António Vilela salienta que “as obras de regeneração urbana, na Vila de Prado, bem como a ligação da Ponte de Prado à praia fluvial do Faial e a construção das ciclovias, projectos estruturantes, obedecem a um plano integrado de modernização da zona central da freguesia, que vão conferir uma maior funcionalidade aos espaços e torná-los mais apelativos, atraindo visitantes e catalisando, assim, a economia local e potenciando o desenvolvimento da actividade turística”.
Considera que “o concelho, fruto de uma aposta determinada no planeamento e de uma visão estratégica que temos para o desenvolvimento integrado do território, no sentido de criar dinâmicas de crescimento económico sustentado e de criar emprego, está a conhecer uma fase de intensa concretização de projectos estruturantes, que fruto de um trabalho rigoroso e de planeamento já se encontram financiadas no âmbito do programa comunitário Portugal 2020, que o vão lançar para um patamar ainda mais elevado de modernização, de atractividade e competitividade”.