Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a IBM Portugal apresentaram, esta terça-feira, uma parceria para fornecer serviços personalizados aos utilizadores da empresa municipal através da plataforma IOC – Intelligent Operations Center.
Com a utilização desta plataforma, os TUB vão poder reunir enormes quantidades de dados de diferentes fontes, incluindo mapas de localização geográfica, clima e meio ambiente, internet, emissão de bilhetes e telemetria dos veículos, tendo como objectivo final melhorar o serviço prestado aos passageiros”.
Para o presidente da Câmara este “é mais um passo para a criação de uma cidade inteligente”.
“Esta parceria estabelecida com a IBM demonstra que Braga está fortemente comprometida do ponto de vista político e operacional com a lógica de construção de uma cidade cada vez mais ao serviço dos cidadãos”, referiu Ricardo Rio, enaltecendo a existência de parceiros que “reconhecem este compromisso político e as oportunidades que existem em Braga”.
A solução tecnológica apresentada e que inclui a colocação de componentes inovadores a bordo dos autocarros, vai permitir aos TUB recolher e analisar em tempo real dados como a localização dos autocarros, quanto tempo irão demorar a chegar a uma paragem e quais os motivos de um eventual atraso. Desta forma, os TUB terão ainda acesso a alertas para a manutenção dos autocarros, ajudando a melhorar as operações da rede de transporte.
A bordo dos autocarros, através de conexão 4G, os passageiros poderão aceder à rede Wi-fi, sendo que, no futuro, esta infra-estrutura pode ser também utilizada para outros fins, como manutenção e sistemas de bilhética. A IBM irá ainda utilizar sensores ambientais para medir os níveis de CO2, ruído, temperatura e humidade dentro e fora dos autocarros. Esta informação será fornecida à população e à empresa municipal, contribuindo mais uma vez, para um processo de tomada de decisão mais sustentado.
SOLUÇÃO PIONEIRA
Para Baptista da Costa, administrador dos TUB, “Braga passa a dispor de uma ferramenta que possibilita a crescente integração e tratamento de informação da cidade que, para além da mobilidade, pode integrar o ambiente, iluminação, semaforização, serviços, comércio, cultura, desporto e equipamentos”.
“Este manancial de informação, depois de tratado, estará também disponível em plataformas móveis”, acrescentou Baptista da Costa, referido que a primeira fase do projecto estará concluída em quatro meses.
Já segundo o presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, “com esta parceria estamos a projectar o futuro, acelerando a transformação de Braga numa cidade mais inteligentes e tirando partido das novas tecnologias emergentes como as soluções cognitivas”.
António Raposo de Lima salientou ainda que esta solução “pioneira em Portugal” disponibiliza serviços integrados e personalizados aos utilizadores dos TUB, além de permitir uma gestão mais eficiente e sustentada da própria empresa”.