Miguel Corais reuniu-se no salão nobre da Junta de Freguesia de Gualtar com militantes e simpatizantes, para a formalização do programa da lista do PS candidata à assembleia de junta, em mais uma ação de campanha.
Depois de explicitar os cinco eixos do seu programa, que preconizam o investimento nas pessoas, mais emprego e melhores empresas, a defesa do património e do espaço público, a mobilidade e o turismo e a agilização e transparência dos serviços municipais, o candidato do PS à Câmara pediu a todos que votem, no dia 1 de Outubro, e “convençam cinco amigos, familiares e colegas de trabalho, indecisos, a votarem no PS”.
Miguel Corais adiantou que “Gualtar e os gualtarenses são a verdadeira causa do candidato João Paulo Vieira”, e prestou uma sentida homenagem a João Nogueira, que abandona a função: “um grande presidente socialista de Gualtar”, disse.
De seguida, Palmira Maciel elogiou João Nogueira pelo seu “brilhante trabalho” como vereador da Educação e Desporto e presidente da Junta de Gualtar, recordando que este não pôde recandidatar-se, mas que se apresenta como candidato a presidente da Assembleia de Freguesia. A deputada à Assembleia da República enalteceu ainda a decisão tomada por João Nogueira de levar refeições aos alunos das 105 escolas primárias.
João Nogueira usou da palavra para prestar contas do seu mandato e pedir o voto nesta “equipa jovem e dinâmica” liderada por João Paulo Vieira, manifestando o seu “orgulhoso no trabalho que os autarcas do PS fizeram por Gualtar nos últimos quarenta anos, quando não havia escolas, iluminação, água, saneamento básico nem espaços desportivos”. Lembrou, ainda, o crescimento de “150 por cento da população, mais crianças nas escolas e das pessoas que fizeram de Gualtar uma nova centralidade”.
“Os arautos da mentira chocam com a realidade” — lembrou João Nogueira, evocando a luta pelo campo de futebol, cais de embarque nas escolas, a requalificação da EB 1 e a manutenção da freguesia autónoma em 2013.
João Paulo Vieira assinalou os locais onde serão materializados os compromissos que agora assume. Desses compromissos, destacou a criação do lar de Terceira Idade, o Centro Cívico/ Espaço do Cidadão na antiga escola, complexo desportivo, as hortas urbanas, o Rocódromo/ Escalada, Parque de lazer e merendas e um circuito pedonal e ciclável na Poça Nova.
O cabeça de lista a Gualtar assume a luta pela construção de uma piscina municipal e compromete-se a criar uma aplicação digital para telemóvel para modernizar a comunicação da Freguesia com os gualtarenses. Esta aplicação facilitará a emissão de atestados, declarações, facturação e permite e comunicação de problemas, para além de servir de agenda de actividades em curso na freguesia.
Luís Moreira (CP 8078)