Reconhecida como EPAT – Entidade Prestadora de Apoio Técnico pelo IEFP, a Associação Comercial de Braga (ACB) está a dinamizar novos serviços especializados de apoio a empresas e empreendedores.
Rui Marques, director Geral da ACB, diz que “a celebração deste protocolo de cooperação com o IEFP contribui para reforçar o leque de serviços especializados que a ACB disponibiliza a empresas e empreendedores. A aposta em projectos de investimento bem estruturados permitirá aos empreendedores e empresários/as potenciar as suas ideias, actividades e negócios em mercados que são cada vez mais exigentes, competitivos e globais”.
Integrando a rede nacional de entidades prestadoras de apoio técnico (EPAT), a ACB encontra-se, assim, acreditada para prestar serviços de apoio ao investimento, empreendedorismo e criação de emprego, no âmbito das políticas públicas dinamizadas pelo IEFP e outros parceiros institucionais.
O apoio técnico contempla a fase prévia à aprovação dos projectos de investimento e criação de emprego, permitindo que os promotores das iniciativas empresariais possam beneficiar de apoio na elaboração de planos de investimento e de negócio, abrangendo todas as medidas e programas executados pelo IEFP (Apoio à Criação de Empresas, Programa Nacional de Microcrédito, Apoio à Criação do Próprio Emprego por Beneficiários de Prestações de Desemprego).
Está ainda consagrado um apoio gratuito e voluntário em termos de acompanhamento técnico e consultoria especializada nos dois primeiros anos de actividade das empresas criadas no âmbito das medidas de apoio ao investimento e emprego.
A abrangência geográfica da intervenção da ACB na qualidade de EPAT agrega 6 municípios: Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.