Três meses após assinar o contrato de comodato, o Centro Social do Vale do Homem (CSVH) realizou alterações ao projecto inicial, ampliando a capacidade prevista do FelizMENTElar de 32 para 50 utentes, num investimento de 2,5 milhões de euros.
A preservação e valorização do edifício da Quinta da Igreja foram avaliadas positivamente na alteração ao projecto de arquitectura, dando lugar ao Lar de Charme, com cinco suítes, que evoluirá num edifício completamente novo, numa maior abrangência em área, com dois pisos, um dos quais pensado e destinado para as áreas das demências.
Para além de todos os serviços ao bom funcionamento da instituição e qualidade de vida dos seus utentes, o FelizMENTElar contará ainda com uma área de SPA, com jacuzzi/piscina activa, salas de estimulação e reabilitação com tecnologia inovadora.
As alterações ao projecto, já aprovadas em reunião da direcção, estão em apreciação nas diversas entidades competentes, para serem submetidas, de seguida, à aprovação do município de Braga.
O início da obra está previsto para o final deste ano, após abertura do respeptivo concurso público para adjudicação. Prevê-se que esteja concluída no último trimestre de 2018.
O CSVH é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que conta já com 11 anos de existência, reunindo respostas sociais diversas – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com capacidade para 71 e 70 utentes, respectivamente, projectos sociais de intervenção comunitária, como é o caso do Vale do Homem com Saúde (VHS), que visa a realização de rastreios de saúde gratuitos junto da comunidade local, entre outras.
Os serviços prestados estão distribuídos pelos dois equipamentos do CSVH, o Centro Social, em Vila Verde, e o Lar das Termas, em Amares.
A instituição dispõe de serviços de Enfermagem 24h, Medicina (Geral e Psiquiatria), Psicologia, Nutrição, Animação Sociocultural, Assistência Social, Terapia Ocupacional e Fisioterapia.
Adicionalmente, conta também com serviço de estética, cabeleireiro e massagem, bem como apoio religioso e espiritual. O exterior contempla um jardim sensorial, horta social, bioginásio e espaços de lazer.