A associação empresarial Gerês Viver Turismo promove, pelo segundo ano consecutivo, a acessibilidade no Gerês. Na manhã do dia 10 de Outubro, utentes das instituições APPACDM – Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga e CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente de Santo Tirso vão poder contactar directamente com vários elementos da paisagem natural e do património histórico-cultural do território, numa caminhada guiada por profissionais qualificados.
Está ainda contemplada uma visita ao Museu da Geira, dedicado à via de comunicação construída pelo império romano.
Pelas 15h00 do mesmo dia, no auditório do Centro de Animação Termal da Vila do Gerês, será apresentado o projecto TUR4all, que é promovido pela Accessible Portugal, com o apoio formal do Turismo de Portugal e da Fundação Vodafone.
“Um projecto que visa sobretudo caracterizar os recursos turísticos e culturais nacionais, sob o ponto de vista da acessibilidade, não apenas física ou estrutural, para receber pessoas com necessidades especiais e disponibilizar essa informação publicamente”, explica a Gerês Viver Turismo.
A acção, com origem em 2016 e designada ‘Gerês Acessível’, que tem na sua globalidade o apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro e de cinco empresas de animação turística com sede no concelho, “tenta demonstrar uma vez mais que o território de montanha e o património que nele existe pode e deve ser para todos”.