Os partidos independentistas catalães Junts pel Sí (JxSí) e Candidatura de Unidade Popular (CUP) querem validar os resultados do referendo e definir os próximos passos do processo, entre os quais se inclui declaração da independência, na próxima segunda-feira, durante uma sessão plenária do Parlamento da Catalunha.
A Mesa do Parlamento da Catalunha e o Conselho de Porta-Vozes está reunida para definir a data e agenda da próxima sessão plenária, que aprovará a declaração unilateral de independência, de acordo com a imprensa espanhola.
“Os cidadãos da Catalunha deram-nos o direito de ter um estado independente constituído sob a forma de uma república”, sublinhou o número um da Generalitat, Carles Puigdemon, numa conferência de imprensa com os membros do governo.
Puigdemon vai fazer uma declaração institucional ao país às 21 horas (20 horas em Lisboa) desta quarta-feira que será transmitida na TV3, segundo a informação que fontes do governo deram à agência espanhola EFE.
Recorde-se que esta terça-feira, o rei de Espanha, Felipe VI, falou ao país, dizendo que “certas autoridades” catalãs estão há muito tempo “a violar a Constituição” e que tiveram uma “deslealdade inadmissível”.
Entretanto, o porta-voz do governo da Catalunha classificou o discurso do rei de Espanha sobre o referendo independentista catalão como “um erro em toda a linha”, acusando-o mesmo de “incendiar” ainda mais os ânimos na região.
Numa entrevista à TV3, Jordi Turull afirma que Felipe VI não agiu como chefe de estado; limitou-se ao papel de porta-voz da estratégia do governo de Mariano Rajoy.
FG (CP 1200) com TSF e Jornal Económico