A Fraternidade Franciscana da Divina Providência pretende iniciar o processo com vista à beatificação da irmã Ana de Jesus Amorim, nascida em Soutelo, Vila Verde, que foi esta sexta-feira homenageada com o descerrar de uma lápide evocativa do seu nascimento, colocada na fachada da casa onde nasceu, em 25 de Março de 1896.
Segundo a Superiora Geral da Fraternidade Franciscana da Divina Providência, Maria da Luz Henriques, a Fraternidade está a avaliar a possibilidade de poder avançar com o processo de pedido de beatificação, embora se trate de algo com muitos custos, com vista a reconhecer o papel desempenhado pela irmã Ana de Jesus.
“Foi alguém que fez muito pelo Mundo e enobrece o povo de Soutelo. Tinha uma grande misericórdia para com os pobres”, destacou.
O presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, mostrou a “total disponibilidade” da autarquia para apoiar o processo de beatificação, considerando que se trataria de um momento “muito importante” para a freguesia e para o concelho. “A irmã Ana de Jesus é uma embaixadora de Vila Verde”, considerou.
Nesta homenagem, “simples mas com grande significado” para a Fraternidade, foi descerrada uma lápide na fachada da casa onde nasceu Ana de Jesus Faria de Amorim. A Fraternidade entregou ainda um retrato da irmã aos actuais proprietários da casa, Manuel e Rosa Peixoto.
Esta homenagem integra-se nas comemorações do 75.º aniversário do Abrigo da Divina Providência, que a irmã soutelense inaugurou em Fátima, em 1956.