O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio anunciou, esta quinta-feira, que a Presidência vai assumir o pelouro das Freguesias e o da Internacionalização no mandato que agora começa.
Falando na tomada de posse dos órgãos autárquicos – que decorreu no salão medieval da UMinho revelou, ainda, mais alterações: “O vereador Altino Bessa recebe os Pelouros do Turismo e Defesa do Consumidor e junta ao Ambiente a Política Animal, cuja dimensão na nossa vida em sociedade justifica idêntico protagonismo”.
Já a vereadora Sameiro Araújo “absorve a responsabilidade pela Cidadania e Participação. O novel autarca João Rodrigues – o sétimo da lista que ganhou as eleições – fica com a tutela dos novos pelouros de Gestão das Instalações Municipais e Gestão e Conservação do Espaço Público.
Na sua intervenção, Rio adiantou que nos próximos anos, prosseguirá “a redução dos custos da água e da fiscalidade municipal, assumindo a nossa responsabilidade para com as famílias do concelho”.
“Nos próximos anos assistiremos à concretização dos projectos de reabilitação do Parque de Exposições de Braga, do Mercado Municipal, da Pousada da Juventude, do Cinema São Geraldo, da Escola Francisco Sanches, dos Bairros Sociais e da ampliação do Eixo Desportivo da Rodovia, a conclusão do Arranjo das Margens do Cávado na Ponte do Bico, as Praias do Cavadinho e de Navarra”, declarou.
E, prosseguindo acentuou que “serão investidos vários milhões de euros na requalificação de acessibilidades e na criação de melhores condições de mobilidade na malha urbana, ao mesmo tempo que apostaremos na renovação da frota dos TUB e na renovação do sistema de recolha de lixo na malha urbana”.
De seguida lembrou que, em 2018, Braga será “orgulhosamente” Cidade Europeia do Desporto e, “muito em breve, assim o desejamos, Cidade Criativa Unesco na área das Media Arts”.
“A cada novo dia, tudo faremos para fortalecer a interlocução regional, a concertação no quadro da CIM Cávado, do Quadrilátero Urbano, da Região Norte, do Eixo Atlântico e da Euro Região e das muitas redes internacionais que hoje integramos”, disse.
E a concluir afirmou: “Braga continuará a ser uma cidade aberta ao mundo, apostada na ligação à Lusofonia, ao espaço Ibero-Americano, mas cada vez mais a horizontes mais longínquos, como o Extremo Oriente – onde já na próxima semana terei oportunidade de celebrar novas parcerias, na China e na Coreia do Sul”.
Luís Moreira (CP 8078)