Firmino Marques, vereador da Protecção Civil na Câmara de Braga, lamentou esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que os meio aéreos não tenham actuado quando a cidade estava cercada de chamas, consumindo uma parte muito significativa de zonas florestais que são um dos pulmões verdes da Cidade dos Arcebispo.
O também vice-presidente da autarquia considerou que os meios aéreos de o combate ao incêndio, que teve a sua origem em Guimarães, seriam “cruciais para a debelar o incêndio ainda na fase inicial.
Quanto ao à aérea ardida no concelho bracarense este domingo, naquele que já é conhecido o pior dia do ano no que se refere a incêndios florestais, Nuno Machado, dos Bombeiros Sapadores, confirma o número avançado horas antes por Firmino Marques: 1.200 hectares. E avança que no combate às múltiplas frentes do fogo estiveram envolvidos cerca de 300 operacionais de diversas corporações, apoiados por uma centena de viaturas.
Os fogos atingiram com “particular” incidência o Monte da Falperra, onde se localizam as capela de St.ª Marta e a igreja de St.ª Madalena, que integram o triângulo turístico e religioso da cidade, em conjunto com os santuários do Bom Jesus e do Sameiro.
As chamas obrigaram, por medida de precaução, como o PressMinho avançou, à retirada de cerca de uma centena de pessoas de duas instituições e das suas habitações, bem como do Hotel Falperra, unidade hoteleira que serve de local de estágio sempre que a selecção nacional de futebol disputa jogos no Norte do país.
Segundo Vítor Azevedo, chefe da Divisão Municipal de Protecção Civil, o combate ao fogo foi “particularmente dificultado” pelas rajadas de vento que achegaram a atingir os 100 km/h.
Uma habitação ardida, um armazém, uma oficina de automóveis e uma fábrica de torneira desapareceram na voragem das labaredas.
ESTRADA DA FALPERRA CORTA
As estradas de acesso aos santuários do Bom Jesus e do Sameiro estão ainda cortadas à circulação rodoviária e pedonal, situação que se manterá até uma avaliação técnica dos impactos do incêndio.
O chefe da Divisão Municipal de Protecção Civil admitiu que estas vias possam ser reaberta já esta terça-feira.
FG (CP 1200)