O novo presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, disse esta sexta-feira, durante a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos, que conta “com todos” os eleitos, deixando definitivamente abertas as portas a um consenso com vista a estabelecer uma possível maioria para governar o município.
“Conto com todos os que gostam de Terras de Bouro. Os problemas do nosso concelho são muito mais importantes do que eventuais destrinças políticas”, frisou.
No final da sessão, em declarações aos jornalistas, Tibo vincou que este momento marca a abertura de “um novo ciclo” em Terras de Bouro, garantindo que “todos os eleitos terão um trabalho árduo” pela frente.
Em termos de metas, apontou o combate à perda demográfica, com a fixação de população, como principal objectivo, a par de uma aposta mais forte no Turismo, procurando combater a sazonalidade e tirando “mais proveito e rentabilidade” desse sector.
“Queremos criar qualidade de vida para quem cá mora, para que não haja necessidade de ‘fugirem’.Temos que atrair investimentos para que as pessoas se possam fixar, porque ao longo dos anos temos vindo a perder população, o que é desastroso”, realçou.
A par disso, o novo presidente da Câmara destacou ainda a necessidade de investimento em infra-estruturas básicas como o saneamento, o abastecimento de água, a recolha de lixo e as acessibilidades, num concelho que tem “riquezas e potencialidades únicas no Mundo”.
“Vamos começar a dar cumprimento às prioridades que elencámos. Não entrarei em promessas para agradar a quem lê ou a quem ouve. Só o farei quando tiver a certeza que poderemos cumprir”, frisou.
No seu discurso, o recém-empossado presidente da Câmara disse que vai manter a presidência da Associação Humanitária dos Bombeiros terrabourenses.
AINDA SEM DISTRIBUIÇÃO DE PELOUROS
Manuel Tibo anunciou que ainda não foi feita a distribuição de pelouros. “Vamos ter a primeira reunião de Câmara na próxima quarta-feira. Eu e o meu número dois, o vice-presidente Adelino Cunha, faremos essa distribuição, cientes da responsabilidade que temos”, frisou.
Além de Manuel Tibo e Adelino Cunha, eleitos pelo PSD, o novo executivo municipal de Terras de Bouro integra os dois eleitos da lista ‘Terras de Bouro – O Nosso Partido’, Paulo Sousa e Ana Genoveva Araújo, e o eleito do PS, Luís Teixeira.
AUGUSTO BRAGA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
O candidato mais votado nas últimas eleições autárquicas, Augusto Braga, foi esta sexta-feira eleito presidente da Assembleia Municipal de Terras de Bouro, com 19 votos, perante nove da lista liderada por Eduarda Pereira e um em branco.
“Este é um órgão fiscalizador por excelência. Teremos uma postura de rigor, de exigência, mas também da máxima lealdade institucional», disse o novo presidente do órgão deliberativo, apelando a uma “participação activa” dos terrabourenses.
Liderada por Augusto Braga, a nova mesa da Assembleia Municipal integrará ainda José Carlos Dias e Nuno Roupar como 1º e 2º Secretários, respectivamente.
Com Eduarda Pereira, eleita pela lista ‘Terras de Bouro – O Nosso Partido’, concorriam Vítor Fernandes (PS) como 1.º Secretário e Sandra Vilar (‘Terras de Bouro – O Nosso Partido’) como 2.º Secretário.
A Assembleia Municipal integra cinco deputados do PSD, cinco da candidatura ‘Terras de Bouro – O Nosso Partido’, quatro do PS e um da CDU. Por inerência de funções, também os 14 presidentes de Junta têm assento no órgão.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)