Os Estados Unidos vão doar 50 mil dólares (42,5 mil euros) a instituições portuguesas, em resposta aos recentes incêndios, que causaram mais de 100 mortos em Portugal, anunciou esta terça-feira o embaixador norte-americano em Lisboa, em comunicado.
“Em resposta aos recentes e trágicos incêndios em Portugal, os Estados Unidos vão apoiar a Cruz Vermelha Portuguesa e a Caritas com um total de 50 mil dólares (42,5 mil euros), através do Gabinete Norte-Americano de Ajuda Externa a Catástrofes (OFDA)”, disse o embaixador George Glass.
“Quero reiterar as minhas mais profundas condolências às vítimas, às famílias e às comunidades afectadas. Continuo inteiramente solidário com Portugal na sequência desta tragédia, e vou continuar à procura de outras formas de os Estados Unidos ajudarem”, afirmou o diplomata.
“Estes fundos servem para apoiar trabalhos de recuperação e prestar assistência às vítimas”, disse George Glass, sublinhando saber que “o dinheiro não trará de volta o que foi perdido”.
As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de Outubro, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.
Nos Estados Unidos, também na primeira quinzena de Outubro, uma vaga de incêndios destruiu uma vasta área do norte da Califórnia, causando 42 mortos e forçando mais de 75 mil pessoas a saírem das suas residências.
Fonte: TSF