A Câmara de Vila Verde aprova esta quinta-feira, na primeira reunião do novo executivo municipal, a adjudicação da obra do Centro de Artes e Espetáculos de Vila Verde e a execução das redes de saneamento de Cervães, Barbudo e Turiz.
A obra de reabilitação do edifício da antiga adega e área envolvente, na sede concelhia, representa um investimento superior a 2,5 milhões de euros, contemplando a transformação deste imóvel “num moderno e funcional” Centro de Artes e Espectáculos.
“Entre os objectivos desta muito relevante empreitada pontuam a valorização do simbolismo associado à verdade identitária daquela antiga Adega Cooperativa de Vila Verde, fazendo-a definir uma nova imagem para um novo uso”, explica a autarquia.
Em comunicado, a Câmara esclarece que será criado “um novo espaço das Artes e dos Espectáculos de Vila Verde, sem prejuízo da atribuição da devida relevância do vinho e da vinha, num concelho de feição rural”.
Este equipamento terá áreas destinadas à realização de exposições, espaços áreas administrativas, cafetaria, copa/catering, espaços para empresas, espaço multiuso complementado com instalações de apoio, sendo ainda de destacar a criação de novas boxes para o mercado tradicional.
O investimento abrange igualmente a realização de obras de requalificação da área envolvente.
O Centro de Artes e Espectáculos situa-se numa zona onde existem já o Centro de Artes e Cultura e o novo quartel da GNR, “enquadrando-se na estratégia de criação de novas centralidades e de dinâmicas susceptíveis de incrementar a actividade cultural e de dinamizar a economia local”.
A aprovação dos relatórios de análise de propostas referentes ao procedimento de concurso tendente à execução das empreitadas das redes de saneamento em Cervães, Barbudo e Turiz representa a viabilização de um investimento global superior a dois milhões de euros.
Consubstancia “uma forte aposta na crescente universalização do acesso das populações a este serviço de crucial importância para a elevação dos níveis de bem-estar e da qualidade de vida dos vilaverdenses”.
Para o presidente da Câmara, António Vilela, “a requalificação do antigo edifício da Adega Cooperativa de Vila Verde e a consequente construção do Centro de Artes e Espectáculos é o corolário de uma estratégia de desenvolvimento cultural ajustada às necessidades actuais”.
Na perspectiva do autarca, “a execução das redes de saneamento de Cervães, Barbudo e Turiz é mais um passo importante que o município está a dar em ordem à melhoria das condições de vida da população”.
“Para além da rede de saneamento de Vila Verde já em execução, as empreitadas de saneamento das freguesias da Loureira, Soutelo, Vila de Prado e Cabanelas estão neste momento em tramitação e serão adjudicadas também a curto prazo”, anuncia.