Braga assinala este domingo o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) com a Corrida e Caminhada Vital Contra o AVC, doença que leva anualmente ao Hospital de Braga cerca de 700 doentes.
A corrida de 9 km e a caminhada de 3 km percorrem as principais artérias do centro da cidade de Braga, tendo ambas como ponto de partida (10 horas) e chegada a avenida Central.
A iniciativa, que cumpre a sua 4.ª edição, tem como objectivo dar a conhecer os sinais de alerta do AVC e sensibilizar para a prevenção através da adopção de um estilo de vida saudável, daquela que continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal. No local realiza-se, ainda, uma acção de avaliação dos principais factores de risco vascular.
O Hospital de Braga recebe anualmente cerca de 700 casos de AVC, 600 dos quais através da Via Verde AVC – sistema de encaminhamento que permite um tratamento mais rápido e eficaz da doença. Nos casos tratados pelo Hospital de Braga existe maior prevalência na faixa etária entre os 45 e os 65 anos, cujos principais factores de risco são o tabagismo, a tensão arterial, a obesidade e o colesterol. A faixa etária acima dos 75 anos tem também grande prevalência, sobretudo no sexo feminino, e a maior causa de risco é a arritmia cardíaca.
O AVC é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal e um grave problema de saúde pública nos países desenvolvidos, ainda que a taxa de mortalidade tenha diminuído 40% nos últimos 10 anos. Os principais sinais de alerta são a dificuldade em falar, a falta de força num dos lados do corpo, a boca assimétrica, a falta de visão e a forte dor de cabeça.
Esta é uma organização conjunta entre o Hospital de Braga, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho, a Sociedade Portuguesa do AVC e a Câmara Municipal de Braga com o apoio da Associação de Atletismo de Braga, o Regimento de Cavalaria n.º 6, o Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, a Cruz Vermelha – Delegação de Braga, o INATEL – Agência de Braga e o Agrupamento de Escuteiros 660 de Montariol.
TRÂNSITO CONDICIONADO
Devido à realização da Corrida contra o AVC, o trânsito está condicionado em diversas artérias da cidade, entre as 08h30 e as 12 horas.
Os condicionamentos ocorrem na Avenida Central, Rua do Sardoal, Rua S. Gonçalo, Rua dos Chãos, Rua de S. Vicente, Rua Conselheiro Januário, Rua Dr. Domingos Soares, Rua Gabriel Pereira de Castro, (troço compreendido entre a Rua Conselheiro Januário e a Rua Carmo), Avenida Dr. Artur Soares, Rua Francisco Noronha, Rua Abade Loureira, Praça do Comércio, Avenida Visconde Nespereira, Praça Conde de Agrolongo, Rua Alferes Ferreira, Praça Conselheiro Torres e Almeida, Rua Frei Caetano Brandão, Rua D. Afonso Henriques, Largo Paulo Orósio, Rua de São Paulo, Rua de Santiago, Largo Carlos Amarante, Rua de S. Lázaro, Rua da Raio e Largo da Senhora-a-Branca.