Terras de Bouro já tem em funcionamento a Antena UP Cávado, um projecto promovido pela CIM – Comunidade Intermunicipal do Cávado, em parceria com a InvestBraga e a Agência de Energia do Cávado, com o objectivo de potenciar o ecossistema empreendedor na região.
Neste contexto, todas as quartas-feiras, a Antena Up Cávado abre portas aos empreendedores de Terras de Bouro, para os apoiar directamente ao nível de informação sobre constituição e desenvolvimento das empresas, assim como sobre o acesso a apoios financeiros.
O gabinete funciona no edifício dos Paços do Concelho de Terras de Bouro, com um técnico especializado do IEMinho – Instituto Empresarial do Minho, entidade responsável pelo apoio técnico das Antenas UPCávado.
SERVIÇOS
Entre os serviços prestados pela Antena, está o apoio ao desenvolvimento de ideias de negócio, que passará pela detecção de oportunidades e pelo apoio na elaboração de modelos de negócio e na capacitação dos empreendedores; o apoio à constituição de empresas, fornecendo informação sobre os aspectos legais, financeiros e fiscais a ter em consideração na abertura de uma empresa, assim como os recursos humanos afectos à mesma e os licenciamentos necessários; e informação sobre acesso a apoios comunitários e bancários e seu reencaminhamento.
‘ANTENAS’ EM TODO O CÁVADO
De referir que as Antenas UPCávado serão instaladas em todos os municípios que integram a CIM do Cávado, nomeadamente, Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.
A dinamização local destes gabinetes insere-se no projecto UP Cávado, aprovado no âmbito do programa operacional Norte2020, com os objectivos de mobilizar e dinamizar o espírito empreendedor, qualificar o tecido empresarial da região focado no aumento da produtividade, capacitar para a internacionalização e aumentar a visibilidade e notoriedade internacional da oferta de bens e serviços do território do Cávado.