O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai receber 4,6 milhões para projectos de valorização, durante uma cerimónia, no próximo sábado, em Montalegre, a ser presidida pelo ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Na cerimónia são assinados os 19 termos de aceitação das decisões de financiamento do POSEUR, no âmbito do aviso ‘Plano de Valorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês – Reserva da Biosfera Gerês/Xurês’, com um investimento total de 4,6 milhões de euros.
O ministro preside ainda à sessão de apresentação de resultados do Plano Piloto do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) e à assinatura dos Termos de Aceitação das Decisões de Financiamento do POSEUR, no próximo sábado, 4 de Novembro, a partir das 10h45, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montalegre.
Na sessão estará também presente a Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.
O Projecto-Piloto do PNPG, aprovado há um ano, compreende um investimento total de 8,5 milhões de euros e incide no restauro de áreas ardidas, no ordenamento florestal, no reforço dos equipamentos e no aumento das equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais.
A conservação dos habitats naturais do Parque Nacional, a revitalização e regulação de setores produtivos tradicionais e a promoção de ações de informação da população residente e dos agentes locais, bem como a melhoria da cobertura da rede móvel, são algumas das ações que já se encontram em curso.
O Parque Nacional da Peneda Gerês é o único no país com este estatuto de classificação, no quadro do Sistema Nacional de Áreas Classificadas.
Joaquim Gomes (CP 2015)