A Câmara de Vila Verde aprova, na reunião do executivo municipal da próxima segunda-feira, a minuta de contrato da empreitada de execução da Ciclovia Urbana de Vila Verde, num investimento superior a 800 mil euros. O prazo de execução máximo é de um ano.
Em comunicado, a autarquia explica que esta ciclovia abrange o centro urbano de Vila Verde e a área de intervenção, sendo composta pelo conjunto de vias que, pelas características actuais, apresentam condições favoráveis à introdução do traçado de circuitos urbanos destinados a esta infra-estrutura.
O objecto de intervenção apresenta características variáveis por se tratarem de ruas, avenidas e praças com dimensões, materiais e usos distintos, pelo que “a proposta teve em linha de conta a uniformização da materialidade, o correcto dimensionamento das vias, lugares de estacionamento, passeios e ciclovia, garantindo a melhor fluência de peões, bicicletas e automóveis”.
Está ainda prevista a existência de estações de aluguer ou módulos de docas para estacionamento das bicicletas, controlados por um módulo automatizado de controlo onde os clientes podem alugar as bicicletas, complementado por uma ‘app’ e um ‘site’.
A concretização desta obra vai permitir acrescentar 5 895,5 metros à extensão de 1035 metros já existente, perfazendo assim um total de 6 930,5 metros de ciclovia na sede do concelho de Vila Verde.
Esta ciclovia irá ainda ser complementada com a construção de um importante e articulado conjunto de percursos pedonais.
Segundo a Câmara, “esta importante infra-estrutura constitui o pontapé de saída para um avultado investimento integrado que vai também contemplar a construção da Ciclovia Urbana da Vila de Prado e a ligação desta, através das freguesias da Lage, Turiz e Loureira, à Ciclovia Urbana de Vila Verde, assim como a construção das ecovias do Homem e do Cávado que vão integrar uma ampla rede de ecovias que ligará, ininterruptamente, Terras de Bouro a Esposende”.
Para o autarca António Vilela, esta aposta destina-se a “melhorar muito significativamente a mobilidade nos principais centros urbanos do concelho de Vila Verde, oferecendo alternativas viáveis para a circulação cómoda e segura das pessoas e estimulando a prática de exercício físico”.
“As ciclovias urbanas, tal como as ecovias e os percursos pedonais, além de promoverem o bem-estar das pessoas e de criarem condições para a adopção de estilos de vida mais saudáveis, combatendo o sedentarismo, permitem uma maior fruição dos espaços e equipamentos urbanos, das riquezas naturais e da beleza paisagística e tornam o território concelhio ainda mais apelativo para novos visitantes”, considera.