No seguimento dos incidentes registados no passado domingo, durante o jogo de futebol que opôs o Vitória Sport Clube (VSC) ao Sport Lisboa e Benfica (SLB), a
PSP afirma, em comunicado, que no decurso do policiamento foi sinalizado, perto das 16h30, a deslocação para o estádio de um grupo de cerca de 500 adeptos afectos ao Benfica, pelo que “de imediato procurou enquadrá-los e acompanhá-los no seu percurso”.
A PSP salienta que “estes adeptos se haviam deslocado de forma autónoma e em viaturas ligeiras, para a cidade de Guimarães”.
A chegada deste grupo de adeptos junto ao estádio, perto do início do jogo, resultou na reacção de um grupo de simpatizantes do Guimarães, que se encontravam nas imediações, arremessando pedras e garrafas de vidro na direcção dos agentes policiais que, entretanto, se colocavam de modo a evitar o confronto entre os adeptos dos dois clubes.
“Em simultâneo, nas portas de acesso à bancada sul, diversos adeptos do VSC procuraram forçar violentamente a saída do estádio, arremessando pedras, garrafas e mesmo lages de betão contra polícias e assistentes de recinto desportivo, o que resultou em 9 feridos entre os agentes policiais e obrigou à intervenção para reposição da ordem”, afirma a PSP.
Este movimento de adeptos e a deflagração de vários artifícios pirotécnicos gerou confusão entre os demais espectadores que se encontravam naquela zona do estádio o que motivou a que estes descessem as bancadas em direcção ao campo, na tentativa de se afastarem.
“A intervenção policial ocorreu apenas no exterior e teve por objectivo manter a distância entre os adeptos e evitar o confronto directo entre estes”, saliente a PSP, vincando que “nos termos das responsabilidades legais previstas para todos os intervenientes nos espectáculos desportivos, a Policia de Segurança Pública, e em particular o Comando Distrital da PSP de Braga cumpriram as suas obrigações e responsabilidades em matéria de segurança pública”.
FG (CP 1200)