Ao longo desta quarta-feira, um grupo de 30 ciclistas, 10 actrizes e 10 professores e alunos, percorreram as escolas do concelho de Vila Verde para as sensibilizar para a protecção das florestas.
A actividade começou dentro das salas, com a elaboração de um texto para uma peça de teatro, sobre as boas práticas a ter na floresta. Posteriormente, trabalhou-se a encenação do texto e foram elaborados os adereços e figurinos, que complementaram a peça.
A intenção era alertar toda a comunidade para pequenas práticas que são realizadas inocentemente e que podem prejudicar a floresta, nomeadamente o lixo que fica para trás, as fogueiras para os churrascos, os passeios de motocross por trilhos não autorizados, entre outros.
De forma a promover também um transporte amigo do ambiente, esta atcividade foi acompanhada, ao longo dos 40 km, por um grupo de 30 alunos ciclistas.
Todas as escolas visitadas assumiram o compromisso de promover boas práticas na floresta, assinando um pergaminho que ficará exposto na Biblioteca de Vila Verde.
O percurso começou na Escola Profissional Amar Terra Verde, passando depois pelos Centros Escolares de Turiz, Prado, Lage, Moure, EB 2/3 Monsenhor Elísio, EB 2/3 de Vila Verde e Centro Escolar de Vila Verde, terminando com o regresso à Escola Profissional.
À chegada estava presente o vereador do Ambiente, Patrício Araújo, que também assinou o pergaminho e realçou a importância da envolvência das camadas jovens nesta problemática.
Esta iniciativa insere-se nas comemorações do dia Eco-Escolas, que termina esta sexta-feira com uma reflorestação numa zona de Vila Verde.