O Governo vai avançar em Janeiro com um plano nacional de regadios contra a seca e espera iniciar os trabalhos, no terreno, durante o próximo mês de Janeiro., anunciou esta terça-feira o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, no Parlamento. O Governo tem já luz verde para avançar com o Plano Nacional de Regadios.
Em causa está um investimento que ultrapassa os 400 milhões de euros e que tem como objetivo construir mais 90 mil hectares de área de regadio, 48 mil dos quais em Alqueva e que, no entanto, se alargará a todo o país, onde se fizer sentir mais necessidade.
A revelação foi feita durante a audição conjunta na Comissão de Agricultura e Mar e na Comissão do Orçamento e Finanças, no âmbito da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2018, Capoulas Santos informou que o Governo espera dar início aos trabalhos já a partir de Janeiro.
O ministro explicou também que o plano será financiado através de dois empréstimos conjugados no montante global de 260 milhões, 80 milhões dos quais serão concedidos pelo Banco do Conselho da Europa e o restante valor pelo Banco Europeu de Investimento.
O plano de financiamento é complementado pelo Programa de Desenvolvimento Rural, onde estão já aprovados os projetos dos restantes regadios que integram o plano.
Capoulas Santos tem vindo a sublinhar a importância deste Plano no domínio do uso eficiente da água, “um desígnio importantíssimo para o nosso país, e em particular para a agricultura, especialmente neste contexto de alterações climáticas e de seca que o país atravessa”.