O fim-de-semana gastronómico com o pica no chão em grande destaque e a sétima mostra de ‘Doces e Sabores da Nossa Terra’ encerram a edição 2017 da Rota das Colheitas, entre 24 e 26 de Novembro.
Oito restaurantes, 18 unidades de alojamento com condições especiais e sete pastelarias aderiram a uma iniciativa que, como referiu o presidente da Câmara, na apresentação “é a melhor forma de encerrar quatro meses de promoção do território, dos usos e costumes de Vila Verde e daquilo que se faz de melhor no concelho”.
Enquadrado numa iniciativa mais abrangente promovida pelo Porto e Norte de Portugal, o fim-de-semana gastronómico “tem ainda, associado percurso pedestres e um workshop”, como salientou António Vilela.
“O pica no chão com o pudim Abade de Priscos e os nossos vinhos verdes são a melhor maneira de terminarmos quatro meses de promoção das nossas tradições, onde se realizaram mais de 30 iniciativas espalhadas por todo o território que mostraram as potencialidades do mundo agrícola. Não podíamos terminar da melhor maneira a não ser com a promoção da nossa gastronomia e da nossa doçaria”, afirmou o autarca.
António Vilela destacou ainda o facto “de as pastelarias apresentarem produtos que estão associados à produção agrícola de Vila Verde, com destaque para os frutos secos e os pequenos frutos”.
O presidente da Câmara não tem dúvidas: “associando a gastronomia, a doçaria, o património natural e patrimonial estão criadas as condições para atrair mais turismo ao nosso Concelho. Assim estamos, também, a promover o crescimento económico do concelho”.
PORMENORES
A vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, começou por realçar duas iniciativas que ainda vão decorrer no âmbito da Rota das Colheitas, como o ciclo do pão em Cervães e a matança da seba na Lage.
Em relação às duas iniciativas, no último fim-de-semana de Novembro, Júlia Fernandes destacou os oito restaurantes aderentes, “que abrangem todo o território, desde Aboim da Nóbrega, passando por Soutelo, Vila de Prado, Vila Verde e terminando em Ponte S. Vicente”, os 18 alojamentos com condições especiais e as sete pastelarias, localizadas na Loureira, Freiriz e Vila Verde.
PERCURSOS PEDESTRES
Durante o fim-de-semana gastronómico, os visitantes podem participar em duas iniciativas ambientais. No dia 26 de Novembro há o Trilho do Vade a sair, a partir das 08h30, do Parque de Campismo de Aboim da Nóbrega e no dia 25 de Novembro uma caminhada ambiental nas margens do Rio Cávado, com concentração junto da Câmara onde haverá um autocarro para os primeiros 52 inscritos que levará os participantes até ao início do percurso.
P.A.P. (CP 9420)