A Câmara de Braga e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) realizam no próximo dia 20 um conjunto de iniciativas que visam assinalar o Dia Nacional do Pijama e o Dia Universal dos Direitos das Crianças, uma jornada educativa e solidária feita por crianças que ajudam outras crianças.
O programa inclui a realização de duas actividades destinadas às escolas, nomeadamente uma Hora do Conto destinada a crianças dos 5 aos 8 anos (10h00) e uma oficina de poesia e expressão plástica (14h30) vocacionada para crianças dos 8 aos 12 anos.
À noite, pelas 21 horas, as famílias são convidadas a participar na acção ‘Crescer em Família – Pijamas com História’. Para esta acção as inscrições são limitadas e têm o valor de 2,5 euros por participante, sendo que a receita reverte a favor da Associação Mundos de Vida.
As inscrições para estas actividades devem ser feitas presencialmente na BLCS, através de telefone (253 205 977) ou por correio electrónico (marcacoes@blcs.pt).
A par destas actividades, a autarquia desafia as escolas e as instituições de solidariedade social do concelho a assinalar o Dia do Pijama e, assim, sensibilizar todas as pessoas para um dos direitos presentes na Convenção dos Direitos da Criança – toda a criança tem direito a crescer numa família.
A 20 de Novembro comemora-se o Dia Universal dos Direitos das Crianças, celebrando esse mesmo dia do ano de 1989, em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Convenção sobre os Direitos da Criança. Este é um documento que define e compromete todos os países a defender e promover os direitos de todas as crianças.
É também este documento que norteia e regula o Programa das Cidades Amigas das Crianças, ao qual o município bracarense se candidatou em 2016.