A partir de segunda-feira é reposta a circulação dos autocarros dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) na Rua Nova de Santa Cruz, artéria que nos últimos meses tem sido alvo de requalificação.
A reposição da circulação decorre no sentido cidade/periferia, sendo que no sentido inverso (periferia/cidade), os autocarros continuam a realizar o trajecto pela avenida João Paulo II. Esta reposição tem implicação nas seguintes carreiras: 7, 24, 31, 40, 41, 66, 907, 943.
Com um investimento de 458 mil euros, a reabilitação da Rua Nova de Santa Cruz e artérias adjacentes tem como principal foco a melhoria da circulação nesta zona, essencial à relação entre a cidade e a Universidade do Minho (Campus de Gualtar).
A partir da próxima semana, procede-se à colocação de dissuasores no limite dos passeios, à colocação de floreiras, plantação de árvores e arbustos e à instalação de bancos de jardim, estimando-se que a obra esteja concluída até ao final do presente ano.
Recorde-se que esta intervenção implicou a repavimentação integral da via, a renovação da rede pública de águas pluviais e a renovação do coberto arbóreo existente, bem como a criação de mais coberto em novas áreas. O trânsito automóvel fica separado do estacionamento, da circulação de peões e da ciclovia através de revestimentos diferentes.
A rua da Fábrica foi igualmente objecto de intervenção de reabilitação e ampliação, através da redefinição das condições de estacionamento automóvel, novas larguras de passeios e melhoramento de espaços fronteiros a alguns comércios de restauração e bebidas existentes no local.
Na rua da Fábrica do Pêlo também se procedeu à reabilitação dos pavimentos e redefinição dos espaços fronteiros ao edifício de equipamento infantil existente no local, de modo a melhorar as paragens pontuais frente ao referido edifício.