A Câmara de Braga aprovou esta segunda-feira em de reunião do executivo municipal, a Unidade de Execução da Bosch Car Multimédia Portugal SA, viabilizando assim o investimento de 36 milhões de euros que a multinacional alemã vai realizar no concelho.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o projecto de ampliação da Bosch vem “promover o desenvolvimento económico e estimular a empregabilidade no concelho”, estando prevista a criação de mil novos postos de trabalho directos até 2020.
“Esta é a primeira Unidade Operativa de Planeamento que chega a uma fase de delimitação, depois da respectiva discussão pública e de envolvimento de todos os proprietários”, referiu o autarca-
A par da criação de emprego, o projecto de expansão da Bosch terá efeitos em termos de volume de facturação e de exportações. “De acordo com os últimos dados da CCDR-N e do INE, Braga está neste momento em vias de se tornar um dos maiores concelhos exportadores a nível nacional, ultrapassando concelhos com maior tradição industrial”, sublinhou.
Devido à crescente necessidade de produção e à elevada complexidade dos novos produtos, a Bosch tem aumentado a área de desenvolvimento e a área produtiva. Até 2020, a empresa espera que a sua área total atinga os 20 hectares.
Para promover a sua competitividade, a Bosch investiu na aquisição de terrenos e irá avançar com a construção de um novo edifício para infra-estrutura produtiva e para escritórios, uma nova cantina e um novo parque de estacionamento, reforçando os recursos humanos com a criação de mil de trabalho em regime de full-time, perfazendo um investimento superior a 36 milhões de euros.