A nova Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM que tem a sua base no Hospital de Braga Braga já serve também desde esta quinta-feira a região de Entre Homem e Cávado, nomeadamente os concelhos de Vila Verde, de Amares e de Terras de Bouro.
O veículo, equipado com o mais moderno material que permite à VMER ser uma “sala de emergência’, nos próprios locais dos sinistros, foi recebida quarta-feira, em Sintra, pelos seus coordenadores em Braga, a médica Isabel Seixas e o enfermeiro Paulo Monteiro, ambos profissionais também do Hospital de Braga.
Ao nível de Braga e assim da região de Entre Homem e Cávado, que faz parte da área de actuação do Hospital de Braga, operam também diariamente duas Ambulâncias de Emergência Médica (AEM), baseadas em dois pontos extremos da cidade de Braga) e igualmente uma Moto de Emergência Médica (MEM) todas operadas pelos técnicos de emergência hospitalar, coordenados por Carla Macedo.
As chaves da nova VMER foram entregues ontem de tarde, em Sintra, nas instalações do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, em cerimónia presidida pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, acompanhado ainda pelo presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Luís Meira.
As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinados ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente e o seu principal objectivo é a estabilização pré-hospitalar e acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência, assumindo assim um papel preponderante no apoio às populações.
Todas as VMER actuam na dependência directa dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM e têm a base hospitalar nas suas respectivas áreas de acção, estando o CODU do Norte instalado no centro da cidade do Porto.
Foram entregues 22 novas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) a Unidades Hospitalares, já depois de em novembro de 2016 o INEM ter procedido à substituição de 20 VMER em todo o país, comprometendo-se a renovar as restantes 24 viaturas, processo que agora ficará praticamente concluído.
Joaquim Gomes (CP 2015)