A EDP Distribuição está a retirar 1,6 quilómetros da rede aérea de média tensão na freguesia de Real, em Braga, e a colocar 6,5 quilómetros de cabos subterrâneos.
A operação resulta da reivindicação da autarquia e tem em vista a valorização ambiental e diminuição do impacto visual da rede de média tensão aérea, em zonas de elevada densidade populacional e urbanisticamente estabilizadas.
“À semelhança do que aconteceu na zona de Lamaçães, onde foram retirados os apoios de Alta Tensão, efectuamos diversas diligências junto da EDP Distribuição para que o fizesse também nesta zona de forte densidade populacional. A remoção desta rede aérea vem contribuir para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, nomeadamente em termos de segurança e de ruído visual”, referiu Ricardo Rio, durante uma visita ao terreno que se realizou esta terça-feira.
Para presidente da Câmara, esta medida vai abranger outras zonas da cidade densamente povoadas, sendo a próxima na freguesia de Nogueira.
Mário Guimarães, director da Rede e Clientes Norte da EDP, explicou que foram retirados nove postes de media tensão e executadas interligações e intervenções em sete Postos de Transformação (PT), num investimento total de 200 mil euros.
Com esta operação, a EDP Distribuição vai alargar a sua linha de actuação e permite que três PT intervencionados estejam já preparados para receber, num futuro próximo, equipamentos de corte accionado à distância por telecomando.