Braga recebeu esta quarta-feira, no Auditório da Fundação CEFA – Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra, a distinção de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável, título atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Paralelamente, recebeu ainda distinção de ‘Palma’ por se tratar do quarto ano consecutivo em que recebe a Bandeira Verde
“Esta distinção é o reconhecimento do trabalho efectuado em prol dos bracarenses. Ao longo dos últimos anos temos desenvolvido várias acções na área social, o que se reflecte na implementação de medidas que beneficiam as famílias, nomeadamente as mais carenciadas, e esta distinção é mais um reconhecimento natural do trabalho efectuado”, referiu vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a cerimónia de entrega da Bandeira Verde.
Firmino Marques destacou “as medidas e as políticas sociais e familiarmente responsáveis” implementadas pelo executivo municipal, destacando a implementação da redução dos tarifários de água e saneamento, que tem em consideração o número de pessoas por agregado familiar, não penalizando as famílias mais numerosas, a política generalizada de oferta de manuais escolares, o reforço dos apoios conferidos aos alunos de escalão A e B.
O autarca nomeou ainda os reforços nos apoios ao transporte escolar e nas refeições escolares, comparticipação da taxa de IRS para as famílias; a redução do IMI, o projecto Pimpolho de prevenção da ambliopia aos alunos do pré-escolar, o programa de apoio à vacinação, além do programa Braga a Sorrir de saúde oral para os mais carenciados, dos Cartões Sénior e Famílias Numerosas e o projecto ‘Avóspedagem’.
“As medidas falam por si e são sentidas diariamente por todos os bracarenses, que beneficiam de uma melhoria evidente na sua qualidade de vida. Vamos continuar neste caminho, isto é, a efectuar todos os esforços para que Braga seja cada vez mais uma cidade amiga das famílias e onde os mais jovens se podem fixar e constituir a sua vida”, garantiu Firmino Marques.
O Observatório avalia a forma como cada um dos municípios trata um total de 12 áreas como o apoio à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, a educação, a habitação, os transportes, a saúde ou a cultura e o desporto. A nível nacional, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis distinguiu 61 municípios com a Bandeira Verde por terem práticas amigas das famílias.
A Bandeira Verde tem como principal objectivo dar visibilidade às autarquias com boas práticas e incentivar as restantes a fazerem mais e melhor no âmbito das políticas de apoio à família. A iniciativa favorece o diagnóstico interno e promove a cooperação entre as autarquias, ajudando efectivamente à criação de uma cultura favorável à família e à conciliação Família/Trabalho.