Contabilistas bracarenses apresentaram esta segunda-feira, no gnration, a lista dos representantes distritais pela lista D às eleições para a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) de 20 de Dezembro. Sob o lema de ‘Unir para sermos mais fortes’, a lista assume como uma candidatura de “ruptura”.
O amarense Afonso Pimento é um dos elementos que integram a lista do distrito de Braga à Assembleia representativa da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) pela lista D.
Sob o lema de ‘Unir para sermos mais fortes”, que propõe o setubalense José Araújo para Bastonário, é bastante crítica sobre a actual situação da OCC, que com os seus 70 mil membros e um orçamento de 20 milhões de euros, é a maior ordem profissional do país.
Em declarações ao PressMinho, Afonso Pimenta define a candidatura com sendo de “ruptura”, tendo como objectivo inverter a atmosfera de desunião que se respira na OCC.
“Estes últimos 20 anos foram de desunião; queremos unir outra vez os contabilistas certificados em torno da sua Ordem”, diz Afonso Pimenta.
“Mas também dignificar, valorizar, proteger todos os profissionais e reduzir gastos sumptuosos que não abonam nada a favor da Ordem”, acrescenta José Marques, de Guimarães, que encabeça a lista dos candidatos que representa os distitais.” A ordem não pode ser um ninho de negócios”, vinca.
FORMACÃO SEM REGULAMENTAÇÃO
O processo de formação e de controlo de qualidade dos profissionais é uma das questões que mais preocupam os contabilistas do distrito.
“Temos que fazer formação – que é fundamental- mas obrigam-nos a fazer muitas horas de formação, que não é financiada”, refere Pimenta, acrescentando que “o controlo de qualidade que não está devidamente regulamentado nem devidamente legislado, e por isso defendemos um regulamento que seja eficaz, abrangente de forma que todos possa desempenhar o seu papel de forma clara e inequívoca”.
“O controlo de qualidade depende sempre de uma pessoa actua de forma autoritária, persecutória e castigadora porque não existe manual de procedimentos, situação que tem que ser revista”, diz.
A lista D tem ainda como linhas programáticas dar notoriedade e prestigiar os contabilistas certificados e a Ordem junto da Administração Tributária, das empresas, do sector público e social, e da sociedade em geral, em Portugal e no estrangeiro.
AGENDA LISTA D
José Araújo, 49 anos, setubalense, candidato a bastonário da OCC reúne-se esta sexta-feira, dia feriado, com os seus apoiantes ao jantar no restaurante Mini Sport, em Braga, pelas 20 horas.
No mesmo dia, a agenda, leva-o, pelas 10h30, ao ‘Piccollino’, na praça D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, e a uma concentração, pelas 12h30, no argo da Oliveira em Guimarães, seguido de almoço no Solar do Arco, na Rua de Santa Maria.
A tarde é preenchida com um café no ‘Arcada’, no centro de Fafe (15h30), e uma queijada na ‘A Colonial’, no Largo da Porta Nova, em Barcelos (18h30).
Fernando Gualtieri (CP 1200)