De 26 a 28 de Março, Braga é a anfitriã do Fórum de Desenvolvimento Económico da Eurocities, anunciou esta quinta-feira a autarquia. O evento, que tem como tema central ‘O papel das cidades na economia do conhecimento’, reúne cerca de 150 participantes, entre técnicos municipais e políticos de toda a Europa.
A escolha da Cidade dos Arcebispos saiu do último fórum desta rede de cidades europeias que decorreu em Viena, Áustria, e que acolheu mais de uma centena de participantes de mais de 50 cidades.
Braga marcou presença através de António Barroso, adjunto do presidente da Câmara, e de Marcos Marques, director da InvestBraga. Além da participação nos grupos de trabalho sobre empreendedorismo, inovação, city branding e relações económicas internacionais, António Barroso integrou o painel de oradores da conferência principal que analisou os quadros financeiros para o investimento a longo prazo nas cidades no pós-2020.
“ALAVANCAR ECONOMIA”
“Com a participação de Braga neste fórum podemos dar o nosso contributo para um debate fundamental para o desenvolvimento dos nossos concelhos e países, iniciando um conjunto de acções para conseguirmos influenciar as entidades europeias de forma a incrementar os meios de potenciar os orçamentos locais nomeadamente para investimentos de longo prazo que são determinantes para o nosso progresso”, referiu Barroso.
Segundo aquele responsável, investimentos como o novo Parque de Exposições de Braga ou o novo mercado municipal “serão determinantes para alavancar a nossa economia e atractividade futura e nunca é demais referir que um euro investido a nível local tem um retorno e um efeito potenciador muito superior ao investido por qualquer outra entidade do Estado”.
No decurso do fórum estão previstas reuniões dos grupos de trabalho, visitas de estudo a empresas e instituições, debates e conferências com responsáveis de instituições europeias e mundiais.
FG (CP 1200)