A Câmara de Braga apresenta esta sexta-feira, pelas 21h30, na Sé Primaz, um concerto de Natal pela Orquestra Barroca e o Coro Casa da Música do Porto.
A primeira parte é muito festiva e variada. Estende-se do Renascimento, com obras vocais alusivas à natividade de Praetorius e Biber, até ao período áureo do Barroco, culminando com um dos hinos de coroação de Haendel.
A magnificência do estilo inglês de Haendel é ilustrada na oratória Messias, cuja primeira parte é dedicada às profecias e à anunciação aos pastores do nascimento de Cristo.O concerto termina com o excerto mais popular desta obra favorita do grande público.
Formada há 11 anos, a Orquestra Barroca é actualmente dirigida por Laurence Cummings. Para além dos palcos nacionais, a Orquestra Barroca da Casa da Música conta com apresentações em Espanha, França e Inglaterra.
Por seu lado, o Coro da Casa da Música foi criado em 2009 e é hoje dirigido por Paul Hillier. Destaca-se a passagem pelos festivais ‘Laus Polyphoniae’, em Antuérpia, na Holanda, ‘Handel’, de Londres, ‘Tenso Days’, em Marselha, e nos festivais de Música Antiga de Úbeda y Baeza, em Espanha, e de Música Contemporânea, de Huddersfield, em Inglaterra.
A entrada no concerto é gratuita, recomendando-se aos interessados que compareçam alguns minutos antes do início do mesmo, dada a esperada afluência.