O Museu da Imagem, em Braga, tem patente até domingo a exposição ‘Cara a Cara, retratos espanhóis e portugueses da colecção Foto Colectânea’.
Esta exposição dá a conhecer grandes obras de autores portugueses e espanhóis contemporâneos da colecção Foto Colectânea.
Nesta mostra, o visitante vê-se rodeado de uma infinidade de olhares. Olhares directos, provocadores, esquivos, cruzados, olhares que se escondem nos auto-retratos: o olhar do fotógrafo sobre si mesmo. Em seguida encontrar-se com a expressividade dos corpos que falam dos seus gestos.
A Foto Colectânea é uma entidade sem fins lucrativos, criada em Barcelona em 2002, com o objectivo de difundir a fotografia e dá-la a conhecer no meio social, artístico e educativo.
A sua colecção de fotografia conta com mais de 3 mil obras de autores espanhóis e portugueses e com o arquivo do fotógrafo madrileno Francisco Gómez. www.fotocolectania.org.
Os autores que constam desta exposição são os seguintes: Helena Almeida, Catarina Botelho, Javier Campano, Vari Caramés, Gérard Castello-Lopes, Juan Manuel Castro Prieto, Francesc Català-Roca, Toni Catany, Joan Colom, António Júlio Duarte, Alberto García-Alix, Cristina García Rodero, Inés Gonçalves, Jorge Guerra, Cristobal Hara, Fernando Lemos, Xavier Miserachs, Jorge Molder, Jean-Marie del Moral, Nicolás Muller, Paulo Nozolino, César Ordóñez, Carlos Pérez Siquier, Humberto Rivas, Rafael Sanz Lobato, Alberto Schommer, António Martín Sena da Silva, Ricard Terré, Miguel Trillo, Antoni Vidal.
FG (CP 1200)