A Câmara de Esposende vai investir cerca de 1,8 milhões de euros em intervenções na doca de pesca e no portinho de Apúlia. As obras têm em conta as reivindicações dos pescadores, avança a autarquia em comunicado.
Na doca de pesca de Esposende, o investimento global ascende a 1.09 milhões e a obra está prevista para entre Maio e Novembro de 2018
A intervenção prevê a instalação de um guincho na rampa-varadouro, recuperação e beneficiação das plataformas flutuantes e as pontes de acesso pedonal. Está ainda prevista a colocação de uma plataforma flutuante para armazenamento exterior de aprestos de pesca. A obra inclui ainda melhorias na iluminação pública e a instalação de um posto de abastecimento de combustíveis às embarcações, entre outras intervenções.
Já no portinho de pesca de Apúlia, a obra, orçada em 717 mil euros, decorre entre Abril e Outubro do próximo ano, contemplando a beneficiação dos portões, dos sanitários e dos balneários, a reparação de cantarias e sistemas de impermeabilização exteriores dos arrumos de aprestos de pesca.
Será colocada uma vedação limitadora do espaço de armazenagem exterior das artes de pesca, colocados estrados no solo, instalado um ponto de água e de iluminação na área exterior. Estas obras preveem a remoção de afloramentos rochosos, na zona de acesso das embarcações ao mar.
“Nos casos do portinho e da doca de pesca, os projectos foram elaborados atendendo a opinião daqueles que são os principais utilizadores da doca e do portinho: os pescadores. As ideias foram transpostas para o papel e visam conferir melhores condições de segurança a quem desenvolve ali a sua actividade profissional”, sustenta s o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.
POLIS LITORAL NORTE
Estas obras decorrem da candidatura da Polis Litoral Norte, a fundos do programa ‘Mar 2020’, instrumento que visa proteger a pesca tradicional e as pequenas embarcações, em conjugação de esforços com as autarquias.
Desde o início da intervenção da Polis, Esposende já beneficiou de obras no valor global de 11,5 milhões de euros, estando em curso obras de valor superior a 8 milhões de euros.