O padre ucraniano radicado em Braga, Vasyl Bundzyak foi homenagedo pelo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, durante a visita de Estado que, recentemente, efetuou a Portugal.
A comenda prende-se com o reconhecimento pelos serviços prestados pelo sacerdote da Igreja Ucraniana Ortodoxa do Patriarcado de Kyev, aos emigrantes em Portugal e ao próprio país.
O sacerdote Vasyl Bundzyak, que tem a seu cargo a paróquia de Aveiro, é presidente UPE-Ucrania/Portugal/Europa – Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano – que tem sede em Braga.
O Centro realiza atividades de divulgação da cultura e das tradições do país, acolhendo no seu seio um rancho folclórico ucraniano. Desenvolve, ainda, ações de apoio a emigrantes em vários domínios nomeadamente no de apoio jurídico. Periodicamente, publica um boletim, o ‘Solidaridae Ucrania’, nas duas línguas, português e ucraniano dirigido à comunidade residente em Portugal.
“Esta medalha não é uma homenagem pessoal é dirigida a todos aqueles amigos portugueses e aos meus compatriotas que, durante três anos e meio sempre ajudaram o povo ucraniano e a minha Pátria que sofre com anexação do agressor a Rússia, que invadiu a Crimeia, e promove a guerra no Leste do país”, sublinha, a propósito, o padre Vasyl.
Luís Moreira (CP 8078)