A Bragahabit vai avançar, no início deste ano, com a regeneração dos Blocos H, I, J e L do Bairro Social das Enguardas e o seu espaço envolvente, num total de 61 apartamentos distribuídos por 4 edifícios.
A empresa municipal de habitação, responsável pela gestão do património habitacional social de Braga, avançou já com a publicação do concurso público para esta intervenção.
O município adiantou esta terça-feira que a empreitada inclui a intervenção exterior nos edifícios, com pintura de fachadas e substituição de caixilharias e coberturas, assim como a remodelação de caixas de escadas, instalação eléctricas, pintura, corrimões e materiais de acabamento.
No interior dos apartamentos serão colocados novos materiais de acabamentos, nomeadamente revestimentos cerâmicos nos pavimentos e pinturas de paredes e tectos. As instalações sanitárias e as cozinhas serão renovadas e irá proceder-se à substituição de infra-estruturas eléctricas e de água.
Ao nível do espaço exterior, os trabalhos previstos prevêem a recolocação de passeios, a marcação estruturadas de espaços de estacionamento, a repavimentação e reestruturação da zona central de lazer e de convívio e a colocação de mobiliário urbano de apoio à população.
O investimento da Bragahabit nesta requalificação é superior a um milhão de euros e as peças de procedimentos estão já disponíveis.
Os restantes blocos que constituem o Bairro Social das Enguardas foram já candidatados a outro programa de apoio que visa, essencialmente, medidas de eficiência energética.
Luís Moreira (CP 8078)