A realização da final four da Taça da Liga é o pretexto para que a cidade de Braga receba, entre os dias 20 e 27 de Janeiro, um conjunto alargado de actividades, que culminam com a decisão do primeiro troféu da temporada.
“Queremos que esta seja uma semana completamente dedicada ao futebol profissional, dando continuidade a um formato que iniciámos no ano passado”, disse o presidente da Liga, Pedro Proença, na apresentação da final four, que decorreu esta sexta-feira, em Braga.
Para o dirigente, a Taça da Liga é “uma prova absolutamente revitalizada e dirigida aos adeptos”, num “formato de sucesso”, que “é para ficar” e que pretende um envolvimento de todos aqueles que gostam de futebol para lá dos três jogos que serão disputados.
Na opinião do presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, esta é “a melhor forma” de começar o calendário de actividades da Cidade Europeia do Desporto, título que Braga ostenta este ano.
O autarca considera que a fase final da Taça da Liga será “um grande momento de exaltação para a cidade”, esperando “momentos de projecção do desporto, promoção do ‘fair-play’ e valorização do futebol profissional”.
QUATRO EQUIPAS DISCUTEM TROFÉU
O sucessor do Moreirense como ‘Campeão de Inverno’ será conhecido no dia 27 de Janeiro, a partir das 20h45, numa final que vai opor os vencedores dos duelos entre o Vitória de Setúbal e a UD Oliveirense (dia 23) e do clássico entre Sporting e FC Porto (dia 24).
Das quatro, apenas o Vitória de Setúbal já venceu a prova, tendo conquistado a primeira edição da Taça da Liga, no Estádio do Algarve, frente ao Sporting. A UD Oliveirense, da II Liga, nunca tinha chegado tão longe.
FAN ZONE NO CENTRO DA CIDADE
De 20 a 27 de Janeiro, a Avenida Central de Braga acolhe a ‘fan zone’ da final four da Taça da Liga, estendendo para fora do estádio o ambiente da prova, num espaço que pretende ser um ponto de encontro para os adeptos das várias equipas.
Todos os dias, das 10h00 às 21h00, haverá um espaço de animação contínua, que oferecerá um cartaz de entretenimento diversificado, nomeadamente um Jogo de Lendas, que contará com vários antigos jogadores, como Helton, Alan, Barroso, Hugo Viana, Jorge Andrade ou Nuno Gomes.
Na ‘fan music’, terão lugar várias acções de animação e espectáculos musicais, com destaque para as actuações de Herman José (dia 20), Fernando Alvim & Gin Party Sound System (dia 25) e Anselmo Ralph (dia 26).
No dia da final, 27 de Janeiro, a partir das 10h00, decorrerá a Corrida do Adepto, organizada pela Run Porto, cujo percurso tem a particularidade de incluir uma passagem pelo interior do Estádio Municipal de Braga.
A corrida terá uma vertente solidária, uma vez que parte das receitas reverte para a Associação Pais em Rede – Núcleo de Braga e para o Centro Novais e Sousa.
Ricardo Reis Costa (CP 10478)